Qual é o melhor dia para vencimento das contas?

Recebi este questionamento no meu Facebook. Parece muito simples, mas algumas pessoas estão com dúvidas neste ponto.   Isto deve ficar muito claro para não gerar problemas. As pessoas que recebem salários em dias certos, uma vez por mês ou a cada 15 dias, devem colocar o vencimento das contas mais próximo destes dias. Principalmente…

A Chuva no seu Bolso

  O que as chuvas têm a ver com as finanças pessoais? Este texto foi especialmente escrito para pessoas que não possuem rendimento fixo, salário todo mês, principalmente para vendedores, profissionais liberais, produtores rurais, dentre outros. Os profissionais que possuem rendimento variável normalmente têm o seu período chuvoso. Quando conseguem faturar mais, esta é a…

Palestra de Mulheres – Finanças

As Mulheres e as Finanças Quero falar sobre a questão do relacionamento da mulher com as finanças empresariais e pessoais. Boa parte das famílias brasileiras é gerenciada por mulheres – mesmo quando elas não são as principais provedoras do lar. Tenho temas de Palestras para Mulheres, por exemplo finanças para mulheres empreendedoras, tema muito contratado…

Como Organizar as contas no Início do Ano?

Janeiro chegou! Com ele um grande número de contas a pagar, tudo no mesmo mês: faturas de cartões de crédito com as compras de Natal e festas de final de ano, além de viagens e outras despesas. Quem está de férias ou tem filhos em férias certamente está gastando e ainda tem os impostos a…

Quanto você deve guardar todo mês, para seu futuro?

Esta é uma das perguntas que mais recebo, após minhas palestras e por contatos pelas redes sociais e emails. Fico muito feliz em receber este tipo de questionamento, pois demonstra que algumas pessoas estão pensando no seu futuro financeiro E você? Já pensou nisso em guardar um pouco para seu futuro? O principal tema da…

Você tem dinheiro na Poupança?

Segundo informações do Banco Central, a caderneta de poupança completou em junho o sexto mês seguido de saques. As retiradas superaram os depósitos em R$ 3.718 bilhões. No ano, os saques totalizaram R$ 42.606 bilhões. Participei de uma entrevista ao Jornal Estado de Minas, na qual falei que vejo esta questão por duas perspectivas: A…

Como está a situação do seu Cartão de Crédito?

Você não tem cartão? Não acredito! O que aconteceu? Cartão de Crédito é uma excelente ferramenta de compras quando bem usado, mas é também uma das principais ferramentas de endividamento da população brasileira. A compra no cartão é fácil, é só passar o cartão na máquina e pronto. Contudo, na hora em que chega a…

Empreender com $ucesso

Você, como a grande maioria dos brasileiros tem o sonho de empreender? Segundo pesquisa GEM do Sebrae de 2015, ter um negócio próprio é um dos principais sonhos do brasileiro. Ter um negócio próprio só perde para Viajar pelo Brasil, Comprar um Imóvel e Comprar um Carro. Neste ano de dificuldades e desemprego, recebi várias…

A Chuva e as Finanças

O que as chuvas têm a ver com as finanças pessoais? Este texto foi especialmente escrito para pessoas que não possuem rendimento fixo, salário todo mês, principalmente para vendedores, profissionais liberais, produtores rurais, dentre outros.   Os profissionais que possuem rendimento variável, normalmente têm o seu período chuvoso, quando conseguem faturar mais. Esta é a…

Demissão: como eu faço com as finanças?

Infelizmente, neste momento no país, vemos aumentar o nível do desemprego. Uma triste realidade, após termos alcançado, em anos anteriores, níveis muito baixos de desemprego. Se as finanças pessoais já estavam apertadas trabalhando e com o salário de todos os meses, agora, sem renda, faz-se necessário um melhor planejamento. Vamos ao passo a passo: 1…

Você recebe participação nos Resultados?

Muitas empresas pagam aos seus funcionários participação nos resultados, uma ou duas vezes ao ano. Pequenas empresas pagam aos seus sócios participação nos lucros, após o balanço mostrar resultados positivos. Este é o cenário ideal em anos de bonança, quando tudo está indo muito bem. Contudo, o ano de 2015 não foi bom para muitos…

Você sorri ou chora quando recebe o salário?

Pense bem antes de responder! Em muitas empresas, onde ministro palestras e faço consultorias individuais sobre Educação Financeira, meus contratantes mencionam que o grande problema dos funcionários é sempre acharem que estão ganhando pouco. Atenção! Ganhar mais todo mundo deve querer, para poder proporcionar a si mesmo e sua família uma qualidade de vida material…

As Mulheres e as Finanças

Quero falar sobre a questão do relacionamento da mulher com as finanças pessoais. Boa parte das famílias brasileiras é gerenciada por mulheres – mesmo quando elas não são as principais provedoras do lar.   Porém, a maioria das mulhere s não recebeu orientações sobre planejamento e gerenciamento das finanças pessoais. Em meu trabalho como consultor…

7 Dicas para usar o 13º

Ótima hora para Área de Recursos Humanos trabalhar na orientação de todos os colaboradores, para que estes não entrem na onda do consumismo sem planejamento Quase metade da renda das famílias brasileiras está comprometida com dívidas, segundo dados do Banco Central. Ainda tem muita gente que vive sem fazer o orçamento mensal da sua casa,…

Qualidade de Vida e Educação Financeira

Qualidade de Vida e Educação Financeira Como escrevi no artigo do mês passado, a grande maioria das pessoas que conheço prefere ter uma excelente qualidade de vida do que uma vida de sucesso. Eu pergunto então: O que é necessário para você ter uma excelente “Qualidade de Vida”? Descobri que várias “saúdes” tem que estar…

O que é necessário para uma vida de Sucesso?

Sempre faço esta pergunta no início de minhas palestras, cursos e consultorias. Acredito que, ao ler esta primeira frase, a única coisa que venha à sua mente é “Dinheiro”! Muito dinheiro é a garantia de uma vida de Sucesso? E a saúde física? E o relacionamento? E alguma atividade profissional que você tenha? Mesmo ficando…

Dinheiro foi feito para Gastar

Você gosta de gastar dinheiro?  Minha experiência, ao fazer esta pergunta no início das minhas palestras ou consultorias, mostra que a grande maioria das pessoas adora gastar dinheiro.   Algumas pessoas não, dizem que gostam de poupar ou economizar. Contudo, gosto sempre de mostrar que, mesmo esta pessoa que gosta de poupar ou economizar, no…

7 Dicas de Financeiras para Namorados

  Você já conversou sobre finanças no seu namoro? Como é semana do Dia dos Namorados, quero falar sobre finanças no namoro. Sete dicas para Viver Melhor com seu Dinheiro no namoro. 1 – Quando devo começar a falar sobre finanças no namoro? Quanto mais cedo e mais claro, melhor. Começar um namoro escondendo algo…

Presentinho ou Presentão no dia das Mães?

Dia das Mães chegando… O comércio já aguarda ansiosamente este período, as lojas já estão enfeitadas. Para o comércio é a segunda data de maior movimento. Oba!!! A cada ano as coisas estão mais lindas, mas modernas e chamando mais a atenção. O que comprar para agradar à sua mãe, presentão ou presentinho?  Quero lembrar,…

Crise, Dificuldade ou Oportunidade?

Procurei as definições no dicionário: Crise: Momento crítico ou decisivo. Situação aflitiva. Conjuntura perigosa, situação anormal e grave. Momento grave, decisivo. Dificuldade: Aquilo que é difícil ou torna difícil uma coisa. Obstáculo. Objeção, dúvida. Situação crítica. Oportunidade: Qualidade de oportuno. Ocasião favorável; ensejo. Conveniência. Como está o seu 2015? Os primeiros 3 meses acabaram e quero perguntar:  Sinceramente, para você como está este…

Volume Morto nas Finanças

Com a crise hídrica descobrimos que existe a expressão “volume morto”. Uma reserva que não estava na conta e que agora está salvando na falta de água. Mas, o que tem a ver o “volume morto” com as finanças? Bem, será que na sua vida você não tem um “volume morto” guardado, esquecido, que pode…

Vida Financeira em 2015

Começamos o ano de 2015 com muitas notícias econômicas, nosso novo ministro da Fazenda o Joaquim Levy disse que o país precisa fazer ajustes. Essas são algumas de suas falas: “é preciso equilibrar as contas públicas, recuperar a credibilidade do governo, segurar a inflação e retomar o crescimento”. Eu concordo, em gênero, número e grau!…

Contas de Início de Ano

Janeiro chegou! Com ele um grande número de contas a pagar, tudo no mesmo mês: Faturas dos Cartões de Crédito com as compras de Natal e festas do final do ano, além das viagens e outras despesas. Quem está de férias ou tem filhos em férias, certamente está gastando e ainda tem os impostos a…

Presente de final de Ano: Ser feliz ou impressionar?

Ser feliz ou impressionar, qual a sua motivação para gastar? Todo final de ano é a mesma coisa: 13º no bolso, um salário a mais e a economia movimentada! Isso é excelente para todos, mais dinheiro, mais compras, muitas alegrias. Qual é o melhor presente que você pode comprar? Pergunto com sinceridade, pois vejo pessoas…

Empréstimo é solução para Dívidas?

Talvez o maior erro na questão da administração das finanças pessoais seja acreditar que empréstimo é solução para liquidar dívidas. Atenção, definitivamente empréstimo não é solução para liquidar as dívidas. Empréstimo é sim outra dívida. Tenho alguns casos para contar: Em consultorias a servidores públicos, pessoas estas imensamente assediadas por crédito fácil devido à garantia…

Vinte anos de Plano Real

Você está lembrando que o plano real completou 20 anos dia 01 de julho? Há vinte anos a moeda não muda, você hoje tem uma consciência melhor dos preços das coisas, você sabe o que é caro e o que é barato! “Será que sabe mesmo?” Isto é a chamada “Estabilidade Financeira”. Sei que as…

O Emigrante e as Finanças

É difícil no Brasil existir alguém que não tenha um parente ou um amigo que imigrou para outro país em busca de novas oportunidades, visando muitas vezes à libertação financeira. Já ouvi vários casos de sucesso e fracassos, mas o que mais ouvi foi a expressão: “Para se ganhar bem, tem que se trabalhar muito”,…

Finanças Equilibradas = Funcionários mais Produtivos

Administrar as finanças pessoais, uma casa ou até uma empresa não é fácil quando não se tem uma educação financeira. Cada vez mais as pessoas se vêem tentadas a gastar e, como a maioria não conhece os princípios básicos de organização, disciplina e motivação, a situação vai ficando cada vez mais complicada. E o resultado…

Como começar a Poupar?

A maioria das pessoas tem o seguinte hábito: recebem o salário ou a renda proveniente do trabalho, pagam as contas e o que sobra aplica, para formação de uma reserva financeira. Eu pergunto: desta forma dá certo? As pessoas respondem que normalmente não sobra e, portanto, grande parte das pessoas não consegue poupar. Quero passar…

Dinheiro Extra na Área – Aproveite!

Neste ano teremos a realização da Copa e também é ano eleitoral com pleito para presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Estes eventos injetam dinheiro na economia. As cidades que sediarão os jogos já vêm recebendo investimentos, mas ainda tem mais dinheiro para chegar. Cidades turísticas têm oportunidades de receber maior número de visitantes…

Navegar em Finanças

Você navega em mar calmo ou turbulento? Qual é o mar em que você está navegando atualmente e como quer estar no final de 2014? Entendo que a maioria das pessoas gostaria de estar em mar calmo, e acabam navegando mares turbulentos na área das finanças. Quero reforçar que suas atitudes financeiras conduzem para o…

Saúde financeira empresarial e pessoal

Como está a “Saúde Financeira” da sua empresa ou a sua saúde financeira pessoal e familiar? Quero falar hoje sobre comportamento financeiro, um item que pesa na tão desejada Qualidade de Vida, seja empresarial ou pessoal. Como está a sua relação com os juros? Os juros trabalham a seu favor ou contra você. Usar juros…

A quem você deve pagar primeiro no dia que você recebe?

Sempre faço esta pergunta em meus cursos e palestras. As respostas são as mais variadas possível, como: escola dos filhos, alimentação, aluguel ou prestação da casa, as contas mensais, o dízimo, e a empregada. Muitas são as respostas que recebo. Dia de receber pagamento é dia de ficar alegre ou triste? O correto é ficar…

Ficha limpa ou ficha suja

Nosso assunto este mês será sua ficha financeira. Tivemos uma grande discussão no país sobre a validade do Projeto de Ficha Limpa para as eleições. Infelizmente os juízes do Supremo optaram por deixar para as próximas eleições. Como sempre falamos de finanças, quero que vocês pensem um pouco sobre a sua ficha financeira. Sua ficha…

Como se tornar um investidor?

Quem é investidor? Muitas pessoas pensam que investidor é aquele rico e poderoso, que tem muito dinheiro para investir em ações, fundos, imóveis, dentre outros. Não, não é isto. Investidor é todo aquele que possui uma sobra no orçamento, não apenas o rico e poderoso. Para você ter uma boa reserva financeira ou outros investimentos,…

Cartão de crédito II

Continuarei a falar sobre o uso do cartão de crédito. Esta é uma ótima ferramenta de crédito, contudo muitas pessoas estão com problemas financeiros por não saberem usar esta ferramenta de gastar dinheiro. Hoje vou falar sobre as vantagens e desvantagens do uso dos cartões. Vantagens: 1. Facilidade para pagar: é muito fácil e rápido…

Cartão de crédito I

Você tem? Uma constatação triste é que quem não tem vai ter. Isso porque os bancos a cada dia desestimulam o uso do talão de cheques. Mas na realidade o nome do cartão é Cartão de Crédito. Eu pergunto: Quem já recebeu um crédito no cartão de crédito? A maioria das pessoas nunca, então por…

Cooperação financeira

Procurei no dicionário o significado da palavra “cooperar”. Encontrei algumas definições importantes: “Operar juntamente com alguém, colaborar, todos cooperam para o desenvolvimento” e também encontrei os sinônimos da palavra cooperação: ajuda, assistência, auxílio e socorro. Como está a sua Cooperação Financeira? Você ajuda o próximo ou aqueles que necessitam de ajuda ou cooperação. Como você…

Dicas para controlar seus gastos no final do ano

O Ano de 2011 está chegando ao fim. Sempre nessa época do ano temos uma série de eventos que tornam necessário um planejamento financeiro mais apurado. Vejam as dicas para controlar seus gastos e começar 2012 melhor, financeiramente. • 13º Salário é um dinheiro extra, programado para os gastos extras de final de ano. •…

Ano novo com as finanças em ordem

Final de 2011 e início de 2012, de muitas festas, na empresa, no grupo de amigos, na família, amigos ocultos e reais, presentes para todos. Como estão as finanças pessoais? Temos que nos preparar, pois, neste mês de janeiro, chega carregado de impostos como IPTU, IPVA, sem contar a ressaca do natal, matrícula dos filhos,…

Como planejar a compra do material escolar

No início do ano temos vários compromissos na maioria dos estados brasileiros. Os impostos, férias, ressaca das festas que aparecem nos cartões de crédito agora em janeiro, matrícula dos filhos e também o material escolar. Considero esta uma ótima oportunidade para se trabalhar a educação financeira com os filhos. Seguem algumas dicas: A principal dica…

As mulheres e as finanças

As mulheres e as finanças Quero falar sobre a questão do relacionamento da mulher com as finanças pessoais. Boa parte das famílias brasileiras são gerenciadas por mulheres – mesmo quando elas não são as principais provedoras do lar. Porém, na maioria das vezes estas mulheres não receberam orientação para realizar o gerenciamento e o planejamento…

São as águas de março fechando o verão

O que as chuvas têm a ver com as finanças pessoais? Este texto foi especialmente escrito para pessoas que não possuem rendimento fixo, salário todo mês, principalmente para vendedores, profissionais liberais, etc. Os profissionais que possuem rendimento variável têm também o seu período chuvoso. Quando conseguem faturar mais, é hora de fazer um planejamento e…

Crédito baixo. Boa notícia mas cuidado!

Passamos agora por um momento histórico com a queda nas taxa de juros dos empréstimos. Uma excelente notícia se comparamos com o passado recente em que nosso país ostentava a primeira posição no ranking das maiores taxas de juros do mundo. Não estamos mais em primeiro lugar, porém as taxas ainda são altas em comparação…

Planejamento financeiro para férias

Planejamento financeiro para férias Quem gosta de tirar férias? Quem gosta de descansar, ficando em casa com tranquilidade ou, principalmente, viajar, sozinho ou com a família? Visitar amigos e parentes ou mesmo fazer aquela bela viagem dos sonhos? Existem outros sonhos de férias, como usar o dinheiro extra para a troca do carro, reforma ou…

Tempo de chuva ou tempo de seca nas finanças

Tempo de Chuva ou Tempo de Seca No mês de julho tive oportunidade de ministrar palestras em várias cidades. Dentre elas quero citar o trabalho que realizei em Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop no Mato Grosso, além de Montes Claros, no norte de Minas, onde estive no final do mês. A…

Gasto necessário X Gasto desejado

Gasto Necessário X Gasto Desejado Ao falar sobre finanças pessoais, sempre é importante mencionar a causa de todos problemas da vida financeira pessoal. Na realidade, existem dois tipos de gastos que efetuamos. O gasto necessário ou compra necessária e o gasto desejado ou compra desejada. Este dois tipos de gastos ou compras irão gerar a…

Como planejar as finanças no final do ano

Como Planejar as Finanças para o Final do Ano Estamos em um momento muito delicado com relação as finanças pessoais e empresariais. A pressão pelo consumismo no final do ano, presentinhos aqui e ali, festas todos os dias, amigos secretos, enfim toda a pressão sobre o seu bolso. Para as empresas a oportunidade é de…

Presentinho ou presentão?

Presentão ou Presentinho? Fim de ano chegando… O comércio já aguarda ansiosamente este período, as lojas já estão enfeitadas, e até dia 30 de novembro as empresas devem pagar a primeira parcela do 13º para aqueles que não anteciparam. Quer dizer: dinheiro extra. Oba!!! A cada ano as coisas estão mais lindas, mas modernas e…

Cuide bem do seu dinheiro e tenha um 2013 em paz com as finanças

Algumas dicas são importantes para que no ano de 2013 você não tenha problemas financeiros. Sinceramente não conheço ninguém que vive feliz e dorme tranquilo cheio de dívidas, então preste atenção nestas 11 dicas: 1 – Acabe com as dívidas – Isto é muito fácil de falar e muito difícil de se fazer, mas tenha…

Mais Dinheiro

Quem quer mais dinheiro? Pergunta boba não é? Tudo mundo quer, eu também. Mais dinheiro lhe ajudará fazer uma grande quantidade de coisas, realizar seus sonhos materiais, lhe proporcionar uma gama maior de produtos e serviços não é? Dinheiro foi feito para isso mesmo para gastar, sempre afirmo em meus textos, livros e palestras. Algumas…